Pular para o conteúdo principal

Hekel Tavares - 2 Concertos Em Formas Brasileiras



























Edição Especial - CXF 3081, 1962


Vou atender ao pedido de um amigo e espero que voces também gostem. Este LP do compositor Hekel Tavares me parece, vejam bem, parece ser o primeiro disco "independente" do Brasil! Não existe uma simples menção, uma virgula sequer, sobre quem gravou, produziu e distribuiu. Será que não havia ninguém, nenhuma instituição que resolvesse patrocinar o LP do mestre? O problema é antigo, pelo visto. A de(sin)formação cultural no Brasil não é coisa de hoje. E percebam que a "bolacha" ganhou o Prêmio Nacional do Disco em 1962, o Troféu Roquette Pinto! Coisas do Brasil...a capa, sóbria e bela, é do renomado Antonio Rudge, os linóleos são de Lívia Abramo, as fotos de Manuel Ribeiro, o piano tocado por Souza Lima é um Essenfelder fabricado em Curitiba...maravilha, mas quem bancou este disco? Agradeço por qualquer resposta. Existe muita informação na net sobre este fabuloso compositor da corrente nacionalista, iniciada por Alberto Nepomuceno e, posteriormente, seguida por Villa-Lobos. Google nele. Os solistas - o violinista carioca Oscar Borgerth e o pianista paulista Souza Lima - não foram tão afortunados quanto o autor, mas existem, também, boas fontes de pesquisa.

Uma citação que achei importante:

"As formas tradicionais trabalhadas com elementos trazidos das fontes étnicas, devem predominar como ponto fundamental de uma obra que seja, antes de tudo, o reflexo da vida, costumes e ambientes da gente brasileira. O meu trabalho tem como objetivo precípuo trazer para as salas de concerto, o espírito da música popular do meu país.
E, se me fosse permitido, daria um conselho à nova geração de compositores brasileiros: tirem os sapatos e pisem no chão"
Hekel Tavares

Deixo voces na companhia do próprio maestro, regendo a então recém fundada Orquestra Sinfônica Nacional, em suas obras:

1 - Concerto para piano e orquestra Opus 105 No 2 e;
2 - Concerto para violino e orquestra Opus 107, No 4

Aproveitem!

Em tempo:
recebi do Alberto Hekel Tavares, filho do compositor, o seguinte comentário que gostaria de tornar público, agradecendo mais uma vez a sua gentileza.

"A 1ª gravação de uma orquestra sinfônica realizada no Brasil, foi em 1936. Também foi um trabalho independente de Hekel.Suite Sinfônica" André de Leão e o Demonio de Cabelo Encarnado" sobre um poema do poeta paulista Cassiano Ricardo.Livro Martin Cererê. Esta orquestra, foi o embrião da Orquestra Sinfônica Brasileira, fundada em 1940. Nesta gravação, faziam parte da orquestra Eleazar de Carvalho ,Tuba e Claudio Santoro violino.Foi lançado um album com esta gravação, que trazia um trabalho de 6 gravuras de Oswaldo Goeldi.Foi também, o primeiro trabalho comercial de Goeldi.Todas as gravações de Hekel, foram independentes. Escrevia a música, pagava o copista, alugava o estudio, pagava a orquestra e mandava cofeccionar os discos e pagava a gráfica pelas capas.Depois, ia vender o seu disco nas lojas. Breno Rossi em SP. Carlos Wers, Moara e outras. Havia também, um comprador no Sul, que revendia para a Argentina e Chile.Viveu unica e exclusivamente da sua obra! Nunca teve nenhum emprego.Sua obra hoje, é mais divulgada no exterior do que no Brasil.Arnaldo Cohen toca com a Filarmônica da Malasya em Maio de 2010, o seu Conc. para Piano.
Alberto Hekel Tavares"





ps: outro link para download se voce está com problemas no MediaFire:
http://rapidshare.com/files/233444854/Hekel_Tavares_-_2_Concertos_Em_Formas_Brasileiras.rar

Valeu Augusto!




Para ouvir agora:

Comentários

Anônimo disse…
Caro amigo,
Por favor. Já baixei o arquivo duas vezes (com e sem gerenciador de downloads)..
Está dando erro. Poderia, por favor, verificar.
Agradeço-lhe antecipadamente.
Vinyl Maniac disse…
Olá amigo, fui verificar e o disco teve 92 downloads. Eu mesmo fiz o teste agora e está funcionando perfeitamente. Será algum problema com seu browser? Já tentou trocar o browser. Por favor me diga o que ocorre. Tudo de bom e obrigado pela dica.
Anônimo disse…
Caro amigo,
Infelizmente tentei em 3 browser (Greenbrowser, Mozila, e Internet Explorer. Em todos os três, também, deu um erro de CRC no arquivo ht2.B

Obrigado.
Anônimo disse…
A 1ª gravação de uma orquestra sinfônica realizada no Brasil, foi em 1936. Também foi um trabalho independente de Hekel.Suite Sinfônica" André de Leão e o Demonio de Cabelo Encarnado" sobre um poema do poeta paulista Cassiano Ricardo.Livro Martin Cererê. Esta orquestra, foi o embrião da Orquestra Sinfônica Brasileira, fundada em 1940. Nesta gravação, faziam parte da orquestra Eleazar de Carvalho ,Tuba e Claudio Santoro violino.Foi lançado um album com esta gravação, que trazia um trabalho de 6 gravuras de Oswaldo Goeldi.Foi também, o primeiro trabalho comercial de Goeldi.Todas as gravações de Hekel, foram independentes. Escrevia a música, pagava o copista, alugava o estudio, pagava a orquestra e mandava cofeccionar os discos e pagava a gráfica pelas capas.Depois, ia vender o seu disco nas lojas. Breno Rossi em SP. Carlos Wers, Moara e outras. Havia também, um comprador no Sul, que revendia para a Argentina e Chile.Viveu unica e exclusivamente da sua obra! Nunca teve nenhum emprego.Sua obra hoje, é mais divulgada no exterior do que no Brasil.Arnaldo Cohen toca com a Filarmônica da Malasya em Maio de 2010, o seu Conc. para Piano.
Alberto Hekel Tavares
Vinyl Maniac disse…
Caro Alberto,

em primeiro lugar saiba que é uma honra recebê-lo aqui no blog. Muito obrigado pelas informações a respeito do seu pai, muito útil e peço permissão para publicar na própria postagem. Eu entendo perfeitamente a dificuldade que Hekel teve para tornar a sua extraordinária obra conhecida. Como falei, o problema é antigo. Eu sou neto do professor e maestro Antonio Sá Pereira e sei bem do que falo. Não existe nenhum registro de sua (pequena) produção como compositor. Casos como estes são uma lástima para o Brasil sob a ótica da desinformação cultural. Ponto para o seu pai por ter bancado a própria obra.
Por falar em permissão mais acima: haveria algum inconveniente em postar, proximamente, o disco dos Seis em Ponto?
Um grande abraço
Paulo Sá Pereira
Augusto TM disse…
Acredito que este seu exemplar é uma reedição. Também tenho e postei no Toque Musical este disco, mas a capa é ligeiramente diferente.
http://toque-musicall.blogspot.com/search/label/Hekel%20Tavares
Unknown disse…
Há anos procuro esse vinil em sebos de são paulo. Eu tinha esse disco e ouvia essa maravilha na minha adolescência. Quando morava em Itajubá, depois fui para Brasilia, depois Rio (até aqui tinha o disco, 1971) Após dezenas de mudanças por esse brasilzão perdi o disco. Blumenau, Recife, Olinda, Santos...Hoje em São José dos Campos.
Uma capa dupla muito bem elaborada.
Muito obrigado por permitir que ouvisse novamente essa obra prima da música brasileira.
O arquivo vem corrompido como já falaram anteriormente. mas estou ouvindo o que veio inteiro. Depois de descompactado surgiram os arquivos Ht1A, Ht2A, Ht3A, Ht1B e Ht3B. Faltou o Ht2B. Quando tiver esse avisa.
Maravilha....
Vinyl Maniac disse…
Augusto,
é, voce tem razão, deve ser a segunda edição com o selo registrando o premio Roquette Pinto.
Se voce permitir, vou colocar o link do Rapidshare para download. Como voce percebeu muitos reclamaram do mediaFire. Valeu!
Vinyl Maniac disse…
Caro José,
fico muito feliz com o seu comentário. Coloquei um novo link para download, desta vez do Rapidshare, graças à boa vontade do amigo Augusto do Toque Musical, blog que recomendo que voce visite.
Um abraço!
Unknown disse…
Agora é só partir para o abraço.
Muito obrigado. Esse novolink para download é show de bola.
Obrigado por extensão ao Augusto.
Abraços
Anônimo disse…
Obrigado gente por estamaravilha, que é poder ouvir esta gravação de Heckel Tavares, e seu concerto para violino e interpretado pelo grande Oscar Borghert.

Obrigado!
Alexsandro disse…
Olá gente, sou Alexsandro Noberto, sou aluno da Universidade Federal de Alagoas e estou encerrando o curso de licenciatura em música. E o meu trabalho de conclusão de curso é sobre Hekel Tavares. Aqui em Alagoas são poucos que conhecem a vida e as grandes composições de Hekel, por essa razão decidi escrever sobre Ele. Fico grato se os amigos me passassem algum material ou até mesmo o contato com o filho de Hekel para concluir meu trabalho.

Muito obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Betinho e seu Conjunto Dançante No 1 - Copacabana CLP 11130 (1959)

Para ouvir o disco inteiro e melhores informações:  http://www.mediafire.com/download/xov...

OBALUAYÊ! - Orquestra Afro-Brasileira - Abigail Moura

Todamérica LPP-TA-11,  1957 Este LP é um dos mais importantes já lançados no Brasil. Na mesma linha do Native Brazilian Music (Leopold Stokowsky) e Songs and Dances of Brazil, ambos postados anteriormente. O maestro Abigail Cecilio de Moura nasceu em MG e esteve a frente da Orquestra Afro-Brasileira por quase trinta anos, considerando que a orquestra foi fundada em 1942 e ele faleceu em 1970. É um disco raríssimo que vale qualquer esforço adquirir pois se trata de rico material para músicos e pesquisadores. Achei o texto abaixo na internet e transcrevo aqui citando a fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1943352-abigail-moura-orquestra-afro-brasileira/ Sua autoria está atribuida a Grégoire de Villanova e a leitura me faz depreender que tenha sido lançado um exemplar em cd recentemente, juntamente com um livro explicativo, contendo quatro músicas adicionais cuja procedência desconheço, este é o LP original de 1957. Portanto, se este post d

CHAIM... E SUAS TECLAS MÁGICAS - 1960

Copacabana CLP 11166 - 1960 Comecei a escrever sobre músicos brasileiros que, indignadamente, julgava não existir razão para serem atirados ao limbo, lá atrás, em 1999, para ser mais preciso. Tinha um site chamado "Tesouro Musical" que era abastecido pela minha coleção e pela inestimável contribuição dos sempre amigos: Sérgio Ximenes, um dos maiores colecionadores de discos do Brasil,o já conhecido pelos amigos do blog Niromar Fernandes, extraordinário violonista, e o meu caro e saudoso Caetano Rodrigues. Também tive a ajuda do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, que me abriu as portas para vários músicos e cheguei a levar o projeto de escrever um livro sobre o assunto ao Ministério da Cultura, obviamente em vão. Sem apoio financeiro para fazer pesquisas, viagens, etc, etc a coisa ficou inviável. Em 2001 registrei o site "Batutas". Mal poderia supor que, anos depois, o gigante UOL usaria este nome para designar a